Corretor de Imóveis você sabe quais questões burocráticas envolvem a captação?

By
Se você tem imóveis para vender, é porque em algum momento eles foram captados por você ou outro corretor. Ainda que seja algo rotineiro, o que muitos captadores não levam em consideração durante esse processo é a formalização do ato.

Questões burocráticas nem sempre são simples e rápidas de resolver, mas são extremamente importantes para garantir a segurança nas transações imobiliárias. Ainda assim, muitas vezes elas são deixadas de lado. Quer saber quais são os principais procedimentos e detalhes formais que envolvem a captação de  imóveis? Nós contaremos em detalhes.


Autorização de Venda


Esse documento é imprescindível para a formalização do negócio, afinal, ele é o instrumento que dá passe livre para o corretor anunciar e vender o imóvel. Na autorização de venda o proprietário cede ao corretor/imobiliária o direito de comercializar sua casa, apartamento, ponto comercial, sítio, terrenos e afins. Ela funciona como um contrato que contém diversas cláusulas. No documento devem constar informações como o valor da comissão, as formas de divulgação, as condições de pagamento, a validade da autorização, se há exclusividade ou não, dentre outros dados relevantes.


Autorização de divulgação de imagens


Não confunda a autorização de venda com a autorização de divulgação de imagem! Embora na primeira sejam especificadas as formas que o corretor poderá usar na divulgação, o ideal é que o proprietário autorize, através de um documento específico, a veiculação de fotos do imóvel. O bem é de propriedade dele, e esse tipo de cuidado deve ser tomado para evitar eventuais problemas no futuro.



CPT - Centro de Produções Técnicas 

O registro do imóvel

Durante a captação de imóveis, há um detalhe de extrema importância que não pode ser esquecido: pegar as cópias autenticadas do registro do imóvel. É necessário se assegurar que quem está te autorizando a vender o imóvel é realmente o proprietário do mesmo. Vender uma casa ou apartamento cuja alienação não foi autorizada pelo dono legal te trará muitos problemas. A sua carreira e reputação podem ficar comprometidos. Lembre-se disso!


Relatório descritivo


Para potencializar as vendas e apresentar o imóvel de forma atrativa na página da imobiliária ou no portfólio físico, é indispensável ser detalhista. Durante a captação, preste atenção no imóvel e anote tudo o que for importante para a negociação. Liste se o imóvel possui armários planejados, se as instalações elétricas estão conservadas, se possui ventilador de teto, chuveiro elétrico, porcelanato, piso de taco, se tem área externa, etc. Não esqueça também de confirmar o tamanho. Isso te ajudará na hora de descrever o imóvel para anunciá-lo. Caso contrário, você perderá tempo e causará no proprietário a impressão de falta de profissionalismo, já que terá que fazer uma nova vistoria.


E você, já realiza esses procedimentos na hora da captação? Está atento às questões burocráticas desse processo tão importante? Agora que você já sabe o que fazer para captar imóveis com segurança, não deixe nenhum desses detalhes passarem despercebidos.


A pressa é inimiga da perfeição! Não se esqueça que uma captação feita às pressas poderá te causar problemas no futuro. Até a próxima, ótimas captações para você e não esqueça de aproveitar as oportunidades do BemDireto!





Fonte: Blog Bemdireto