Corretores de imóveis capacitados conseguem excelentes oportunidades e remunerações

By
O mercado imobiliário está em busca de pessoas qualificadas que ofereçam um serviço diferenciado aos clientes


É visível como o mercado imobiliário tem crescido no Brasil nos últimos anos. Em virtude desse crescimento expressivo, esse ramo tem sido cada vez mais exigente em relação à capacitação profissional dos corretores de imóveis. Um profissional bem preparado, capaz de lidar com as diferentes situações referentes a esse contexto, pode fazer com que a empresa seja uma referência no ramo. É primordial que o corretor saiba lidar com interesses opostos, pois sua função é intermediar negociações entre o vendedor e o comprador de um imóvel.


Durante a avaliação, é imprescindível que as características da vizinhança sejam levadas em consideração.

O Curso Capacitação de Corretor de Imóveis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é destinado às pessoas que se interessam pelo setor imobiliário e pretendem se preparar para se destacar nele. O professor Fernando de Magalhães Júnior, que é advogado, consultor imobiliário e possui uma vasta experiência nesse setor, explica passo a passo quais atitudes essas pessoas precisam adotar para que o trabalho delas seja reconhecido pelos chefes e, principalmente, pelos clientes. Corretores de imóveis capacitados conseguem excelentes oportunidades e remunerações. Para tanto, basta ter interesse na área e, a partir desse interesse, procurar saber exatamente o que deve ser feito para se destacar. 


Características associadas ao bom corretor de imóveis

O professor cita três das principais características essenciais a um bom corretor de imóveis: ter vocação, ser organizado e ser um excelente vendedor. Neste quesito, poderíamos citar como fatores determinantes: a eficiência, a competência e também a qualidade das tarefas executadas. A organização é uma exigência fundamental em qualquer profissão. Porém, ela se torna imprescindível na atuação do corretor de imóveis, pois, além de vendas, ele lida com locações, avaliações, loteamentos e diversas outras funções dentro e fora do escritório. Em relação à vocação, esse profissional precisa ter habilidade e disposição suficientes para lidar com os clientes.


Para ser um bom corretor de imóveis, você precisa  ter vocação, ser organizado e ser um excelente vendedor.

Acima de qualquer característica, é fundamental que corretores de imóveis saibam ser éticos. De acordo com Júnior, a ética pode ser percebida em atitudes baseadas na honestidade, na lealdade, no rendimento, no sigilo profissional, no respeito à dignidade humana e às normas de trabalho preestabelecidas. 

Segundo Júnior, a eficiência de um corretor de imóveis compreende os seguintes quesitos:
  • Conhecimentos sólidos a respeito do mercado imobiliário e dos diversos segmentos da clientela;
  • Entendimento de finanças e de investimentos;
  • Noções de arquitetura, engenharia e conhecimentos para fazer a avaliação de imóveis;
  • Exercício da ética profissional no atendimento aos clientes e no relacionamento com os colegas;
  • Competência para explorar as estratégias de marketing para a concretização das transações imobiliárias;
  • Compreensão de dinâmica do mercado imobiliário.
Processo de avaliação do imóvel

A avaliação talvez seja a tarefa que mais exija a atenção do corretor, pois é o processo que determinará ou não o sucesso da negociação. A avaliação é, inclusive, um dos temas estudados no curso de engenharia civil. Júnior explica que há diversos métodos de avaliação disponíveis e que existe uma metodologia específica para cada caso. Durante a avaliação, o professor alerta que é primordial observar a localização do imóvel, incluindo as características da vizinhança, e a proximidade dele com comércios que forneçam produtos de primeira necessidade, como farmácias e padarias. Além disso, o corretor precisa saber quais são os horários em que há maior incidência de sol na propriedade e qual é a direção.


Imóveis construídos com materiais de boa qualidade e com um bom estado de conservação terão, consequentemente, um valor elevado no mercado. Com sua vasta experiência nesse ramo, o professor sugere que imóveis com estado de conservação inferior passem por uma reforma, pois o valor gasto com material e mão-de-obra é quase insignificante se comparado ao preço que pode ser cobrado pelo imóvel depois de reformado. Desse modo, acaba sendo mais vantajoso e lucrativo ao proprietário recorrer às reparações do que permitir que o preço de sua propriedade seja reduzido em virtude de alguns problemas que ela possa evidenciar. 

Intermédio de negociações

Para intermediar as negociações de imóveis, o corretor precisa estar munido de argumentos persuasivos que convençam o comprador de que aquela propriedade é ideal para ele. No entanto, o corretor só utilizará estratégias persuasivas para se referir a imóveis que estejam dentro da descrição previamente feita pelo possível comprador. Somente depois de saber exatamente o que o cliente está procurando, ele pode intervir, de modo a auxiliá-lo na melhor escolha. No curso do CPT, você tem acesso às técnicas de venda que podem ser utilizadas durante a negociação.

Para se capacitar

O curso de capacitação de corretor de imóveis foi desenvolvido para quem pretende investir nessa atuação profissional e também para quem já trabalha no ramo, mas deseja continuar se aperfeiçoando para atender às atuais  exigências do mercado imobiliário. Ele é dividido em 4 temas básicos: habilitação e comportamento profissional, conhecimentos indispensáveis, desempenho profissional e corretagem de imóveis e informatização. Estes temas são, ao longo do curso, subdivididos em tópicos detalhados que auxiliam e explicam passo a passo todos os procedimentos teóricos e práticos que devem ser adotados pelo profissional para obter excelentes resultados. 

CPT - Centro de Produções Técnicas


Por Camila Guimarães Ribeiro